Saiba quais foram as palavras escolhidas pelos dicionários para o ano de 2022.
1. Merriam-Webster
A editora Merriam-Webster publica o dicionário mais antigo dos Estados Unidos e, todos os anos, desde 2003, ela elege a palavra do ano com base nas pesquisas feitas em seu website e também através de pesquisas de opinião. Para 2022, a palavra escolhida foi gaslighting, que significa o ato ou prática de manipular alguém, de forma grave, especialmente para obter vantagem própria.
A expressão deriva de uma peça de teatro, escrita pelo dramaturgo britânico Patrick Hamilton e publicada em 1938. Na história, um casal de classe média vive um casamento cheio de mentiras e enganações. O personagem principal, Jack Manningham, procura convencer Bella, sua esposa, de que ela está ficando louca. Ela insiste que a luz à gás da casa deles está enfraquecendo, mas ele faz com que ela acredite que é só sua imaginação.
A editora aponta que, mesmo que o termo se referisse, no século 20, à manipulação psicológica, seu uso moderno é conduzido pelo "grande aumento de canais e tecnologias usadas para enganar" as pessoas, especialmente em contextos políticos e pessoais.
A palavra tem sido incorporada no vocabulário da língua portuguesa no idioma de origem, sem tradução para a nossa língua.
2. Oxford
Para o dicionário publicado na Inglaterra, a palavra do ano é um pouco inusitada por se tratar de uma gíria. Mesmo assim, segundo a editora, a escolha deve ser por "uma palavra ou expressão que reflita o ethos, o humor ou as preocupações dos últimos doze meses, que tenha potencial de ser um termo com relevância cultural duradoura". Depois de uma votação com mais de 300 mil pessoas, a expressão globin mode foi a escolhida para representar 2022.
Eu, particularmente, conheci a expressão agora, redigindo este texto. De acordo com o dicionário, o termo apareceu no twitter em 2009, mas parece ter se popularizado muito este ano. O próprio define Goblin mode (modo duende/goblin) como "um tipo de comportamento que é assumidamente autoindulgente, preguiçoso, desleixado, ou ganancioso, de forma que rejeite as normas ou expectativas sociais".
É fácil entender porque esta palavra se tornou tão popular logo depois da pandemia, pois parece que algumas pessoas acabaram não querendo mais voltar ao "normal" e começaram a questionar a necessidade de seguir determinados padrões sociais, principalmente aqueles padrões inatingíveis das redes sociais.
3. Collins
O dicionário de origem britânica Collins elegeu a palavra permacrisis, uma ligação entre as palavras permanente e crise e que, significa exatamente isso: um período de crise, instabilidade e insegurança bastante extenso. Em português, vemos ocorrências da tradução permacrise.
4. Cambridge
A palavra selecionada pelo dicionário norte-americano Cambridge pouco se relaciona a quem vive no Brasil e fala português. É uma palavra que reflete a cultura daquele país. Homer, que não tem nada a ver com o personagem famoso dos Simpsons, é uma forma abreviada da expressão home run, aquela espécie de gol do baseball. A definição de home run, segundo o próprio dicionário, é: "um ponto no baseball quando se acerta a bola, geralmente para fora do campo, e se consegue correr e passar por todas as bases de uma só vez até chegar na base inicial".
Um fato interessante sobre esta palavra é que ela foi escolhida principalmente por ter aparecido no jogo online Wordle, que virou uma febre nos Estados Unidos, em 2022. Quando a palavra apareceu no jogo, no dia 5 de maio, ela teve mais de 65 mil buscas.
E para você, qual foi a palavra do ano em português no Brasil?
Comments